Newsletter Boletim: Segunda-feira, 21/07/2025
EDITORIAL
Os pais de Janaína Bezerra receberam, das mãos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o diploma simbólico da filha. Estudante do curso de Jornalismo, Janaína foi brutalmente estuprada e assassinada aos 22 anos, dentro do campus da instituição, durante uma calourada em janeiro de 2022. A solenidade, realizada no mesmo dia em que o crime completou dois anos, foi marcada por emoção, comoção e, sobretudo, indignação.
A homenagem é um gesto necessário. Reconhecer o mérito acadêmico de Janaína, interrompido de forma tão cruel, é recusa-se a permitir que seu nome seja lembrado apenas como vítima de um crime bárbaro. É lembrar que ela era uma jovem com sonhos, trajetória e futuro. Mas o diploma simbólico, por mais nobre que seja, não basta. Não pode ser usado como substituto da justiça, tampouco como ponto final de um caso ainda em aberto, tanto jurídica, institucional e moralmente.
Janaína foi assassinada dentro de uma universidade pública federal, um espaço que deveria garantir segurança, acolhimento e dignidade a seus estudantes. A responsabilidade da instituição, portanto, é com a memória de sua aluna, e com a transformação das estruturas que permitiram que isso acontecesse. A criação de um memorial e a promessa de uma resolução interna para enfrentamento da violência de gênero são boas iniciativas, mas precisam sair do papel e se tornar políticas reais, sustentáveis e eficazes.
Mais grave ainda é o que aconteceu no sistema de Justiça. O julgamento de Thiago Mayson, acusado pelo crime, resultou inicialmente em uma condenação de apenas 18 anos e 6 meses de prisão, após o Tribunal do Júri desconsiderar a qualificadora de feminicídio. Isso, mesmo diante da brutalidade dos fatos e de provas consistentes.
A anulação do julgamento pelo Tribunal de Justiça do Piauí e o retorno do caso à primeira instância são um alento, mas também um lembrete de quão desgastante pode ser o caminho da Justiça para vítimas e suas famílias. É preciso que o novo júri reconheça o que o Brasil inteiro já viu: que Janaína foi vítima de um crime de ódio motivado por sua condição de mulher. E que isso tem nome: feminicídio.
METRÔ DE TERESINA: SISTEMA É ALTERNATIVA MODERNA AO TRÂNSITO DA CAPITAL, MAS CARECE DE EXPANSÃO DAS LINHAS

QUADRO GERAL: Uma alternativa moderna e acessível ao ônibus para quem faz o trajeto entre a Zona Sudeste e o Centro da capital: essa é a proposta do Metrô de Teresina, que funciona com tarifa zero desde janeiro de 2025. O transporte funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e segue um percurso que sai do Grande Dirceu, na Estação Itararé, e vai ao Centro, na Estação Alberto Silva. Ao todo, são nove estações, distribuídas por 13,5 km. Por dia, em média, oito mil pessoas utilizam o serviço, de acordo com a Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP). (G1 Piauí)
VALE ACOMPANHAR PORQUE: A inauguração da Estação Itararé, o ponto final do Metrô de Teresina, na última segunda-feira (14), pelo governador Rafael Fonteles, marcou o início de uma ampla reforma no sistema de transporte ferroviário da capital. Ao todo, serão investidos R$ 531 milhões na obra – o maior investimento em mobilidade urbana de Teresina. São recursos do Governo do Estado (via empréstimo da Caixa Econômica Federal) e do Governo Federal. As intervenções incluem substituição e/ou reforma das atuais estações, construção de mais três, duplicação da linha, aquisição de três novos veículos leves sobre trilhos (VLTs) e rebaixamento dos trilhos na Avenida Higino Cunha. (Folhapiaui.com.br)
NÃO DITO: Desde janeiro de 2025 o metrô de Teresina se tornou uma opção gratuita para os usuários e iniciou uma série de melhorias para os usuários. Uma opção rápida, segura e com capacidade de transportar grande quantidade de pessoas de forma confortável, o metrô de Teresina é uma alternativa ao trânsito da capital, mas ainda carece de melhorias para atrair os usuários. A modernização anunciada pelo Governo do Estado deve ampliar o número de viagens, melhorar a qualidade das estações, mas a expansão do metrô ainda é um desafio para cobrir mais bairros de Teresina.
TÚNEL DO TEMPO: Em 2010 foi inaugurada a Estação Engenheiro Alberto Silva, que concretizava a expansão do Metrô de Teresina, que passaria a chegar até o Centro da cidade. Lado a lado as lideranças conferiram o trajeto a ser percorrido pelo Metrô que vem da zona sudeste e deverá desembarcar seus passageiros na praça da Bandeira, Centro da capital. Lideranças políticas do Estado como prefeito Silvio Mendes, o Secretário de Educação Antônio José Medeiros, o vice governador Wilson Martins, o presidente da Câmara dos Vereadores Renato Beger, o presidente da Assembleia Legislativa Themístocles Filho, além de deputados federais e estaduais, encontravam-se logo cedo na estação da avenida Miguel Rosa, à espera do governador do Estado, Wellington Dias, e do Ministro das Cidades, Márcio Fortes. (180 Graus)
VÁ MAIS FUNDO: Nacionalmente, o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério das Cidades, aponta que o Brasil teria capacidade para ampliar significativamente a rede de transporte público de média e alta capacidade. Somadas, as 21 maiores regiões metropolitanas (RMs) do País têm potencial para expandir em 2,5 mil quilômetros as redes de metrôs, trens, Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), Bus Rapid Transit (BRT) e corredores exclusivos de ônibus. As chamadas Redes Futuras de transporte teriam uma perspectiva para serem implantadas até 2054. (jc.uol.com.br)
PAREI PARA VER
O fotógrafo Juscel Reis compartilhou em suas redes sociais o registro feito por ele, que mostra a incrível formação rochosa da Casa de Pedra, em Buriti dos Montes, sendo ladeada ao fundo pela imensidão da Via Láctea.

COLOQUE NA AGENDA
O Shopping Rio Poty receberá a partir desta quinta-feira, 24, até o domingo, 27, o festival gastronômico Torresmo Fest. A entrada do evento é gratuito e contará com atrações musicais durante o dia e à noite. O festival funcionará das 12h às 23h, e além de gratuito é pet friendly.
O QUE ESTÃO FALANDO
O Museu da Natureza, localizado no município de Coronel José Dias, no Parque Nacional da Serra da Capivara, recebeu neste final de semana a visita da atriz Camila Pitanga, que gravou um vídeo destacando que a visita ao museu foi uma experiencia extraordinária e reforçando o legado de Niède Guidon na ciência e na região pela qual ela lutou durante décadas, com incomparável dedicação. O depoimento da atriz foi compartilhado nas redes sociais do museu no Instagram.
ACHAMOS QUE VALE FICAR SABENDO
PLANEJANDO A MORTE DE AUTORIDADES: O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), da Polícia Civil do Piauí, indiciou cinco pessoas acusadas de integrarem um núcleo da facção criminosa Comando Vermelho e de planejarem a morte de diversas autoridades policiais, incluindo o delegado Charles Pessoa. O inquérito conduzido pelo delegado Agenor Ferreira Lima foi encaminhado ao Judiciário na última quarta-feira (16). Foram indiciados os seguintes investigados: Francisco Francilon de Oliveira Sousa, Irisdalva Maria de Oliveira Sousa, Antônio Francisco Gomes dos Santos, Filipe da Silva Moraes, lago Pereira dos Santos e Fernando Ribeiro Araújo. (GP1)
HOMENAGEM: Os pais de Janaína Bezerra, estudante de 22 anos que foi estuprada e assassinada na Universidade Federal do Piauí (UFPI) durante uma calourada, receberam um diploma simbólico da filha. A homenagem foi realizada na sexta-feira (18), durante a solenidade de colação de grau da turma do curso de Jornalismo, do qual a jovem fazia parte. A entrega do diploma simbólico foi anunciada pela UFPI no dia em que o assassinato da estudante completou dois anos. A instituição informou que a homenagem representa o reconhecimento do mérito acadêmico de Janaína Bezerra e pediu desculpas pelo caso de feminicídio ocorrido dentro do campus. (Cidade Verde)
EXTINÇÃO DA AGESPISA: Os consumidores piauienses que têm dívidas junto à Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), antiga responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgoto no estado, poderão ter direito a descontos de até 100% dos juros e multas de atraso. A previsão está incluída no Programa de Regularização de Débitos (PRD) sancionado pelo governador Rafael Fonteles (PT) e presente no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (18). Na mesma edição do DOE, o Governo do Piauí decretou a extinção da Agespisa. (G1 Piauí)
SINDICÂNCIA PRORROGADA: A Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), publicou portaria em que prorroga por mais 15 dias o prazo para realização da sindicância que apura as circunstâncias da morte de um menino de 12 anos no aterro sanitário da capital. O fato aconteceu no final de junho. O adolescente dormia quando foi atropelado por um trator. Segundo a Eturb, a ampliação do prazo para concluir a sindicância é necessária porque é imprescindível o aprofundamento das investigações, que inclui a análise de documentos a serem fornecidos pelo Consórcio Recicle/Aurora, bem como a oitiva de testemunhas. (ODIA)




